Mural de Jesus curando enfermo e igrejas de 1.600 anos são encontrados no Egito

  • 06/10/2025
Mural de Jesus curando enfermo e igrejas de 1.600 anos são encontrados no Egito
Mural de Jesus curando enfermo e igrejas de 1.600 anos são encontrados no Egito (Foto: Reprodução)

Arqueólogos descobriram um mural com uma imagem de Jesus Cristo e duas igrejas de cerca de 1.600 anos em um deserto no Egito.

O anúncio da descoberta histórica foi feito pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito em um comunicado divulgado em julho.

A equipe de pesquisadores achou restos de uma cidade inteira em um assentamento cristão no Oásis de Kharga, no Deserto Ocidental do Egito.

O local, a cerca de 560 quilômetros do Cairo, era abastecido por fontes subterrâneas de água e abrigou diferentes civilizações ao longo do tempo.

O achado apresenta novas evidências sobre a transição do paganismo para o cristianismo no país e sobre a vida das primeiras comunidades de cristãos coptas.

Durante a escavação, os arqueólogos encontraram duas igrejas do período do início do cristianismo copta.

A primeira igreja é uma basílica de grandes dimensões, formada por um salão central e duas alas laterais. A segunda igreja tem planta retangular menor e é cercada por sete colunas externas. Algumas paredes internas foram decoradas com inscrições coptas.

Um mural que mostra Jesus Cristo curando um enfermo também foi encontrado. A imagem rara é considerada um marco da arte cristã primitiva. 

A obra apresenta a devoção a Jesus como curador e salvador, um tema central no cristianismo copta. A peça não foi fotografada, provavelmente para garantir a conservação.

Início do período copta no Egito

“A descoberta lança luz sobre uma fase fundamental na história do oásis de Kharga: o início do período copta no Egito. Ela também reforça a relevância dos oásis ocidentais egípcios como centros de vida religiosa e social em várias épocas”, comentou Mohamed Ismail Khaled, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades.

Os arqueólogos ainda encontraram casas de tijolos de barro – algumas com paredes revestidas de argamassa – fornos, depósitos, vasos de cerâmica e sepulturas.

Sharif Fathy, Ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, também celebrou a descoberta arqueológica.

“O achado aprofunda a compreensão da fase de transformação religiosa no Egito e destaca a tolerância, bem como a diversidade cultural e religiosa que marcaram a civilização egípcia”, afirmou.

Segundo os estudiosos, o achado também revelou que construções da era romana foram reaproveitadas ao longo do tempo.

“A maioria das edificações reveladas em escavações anteriores mostra que a região foi usada em diversos períodos históricos. Foram identificados prédios da era romana reutilizados no início do período copta e, mais tarde, durante a época islâmica", observou a Dra. Soham Ismail, diretora-geral de Antiguidades de Kharga.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/mural-de-jesus-curando-enfermo-e-igrejas-de-1600-anos-sao-encontrados-no-egito.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Para Pedido de Oração ou Louvores entre em contato conosco - Diretor

Top 10

top1
1. BRADOS DE ALEGRIA

SILVIA TORRES

top2
2. SOU UM MILAGRE

CANTOR MARCONDES LEAL

top3
3. QUERO TEU AMOR

WANDER COSTA

top4
4. SURPRESA DO CÉU

VASTY ALVES

top5
5. JESUS CRISTO É O SENHOR

ARNALDO PAIXÃO

top6
6. DESERTO

SINHAURA LUCIA

top7
7. chegou a sua vez

Rikardo Rodrigues

top8
8. igreja abençoada

José Maria

top9
9.

Midian Lima

top10
10. Deus é Deus

Delino Marçal


Anunciantes